Bem Vindo ao nosso Blog!

  • Veja as últimas novidades:

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Dias 8 e 9: Os Jardins Privados em Su Zhou

Planta esquemática - Jardim Liu Yuan









Planta esquemática - Jardim Zhuo Zheng Yuan


Perspectiva esquemática - Shi Zi Lin





Nos primeiros dias do Tour, visitamos os Palácios Imperiais em Beijing e Nanjing. A partir da segunda semana, o cronograma ficou mais apertado, pois estivemos em vários locais, mas em regiões diferentes. Começamos essa segunda etapa por um dos complexos paisagísticos que mais nos tocou: quatro incríveis jardins na cidade de Su Zhou / The Lingering Garden (Liu Yuan), The Master of the Nets Garden (visto à noite), The Lion Grove Garden (Shi Zi Lin) e The Humble Administrators Garden (Zhuo Zheng Yuan).

Sinceramente, fica difícil encontrar palavras compatíveis para descrevê-los, já que vivenciá-los estimula nada mais do que uma experiência sinestésica que beira o silêncio, talvez um sentido contemplativo tão profundo como o Dao (vazio pleno em sí mesmo) ou o Wu Wei (a não-ação, ou a ação natural) descrita pelos chineses.

Diferentemente dos jardins imperiais (que, mesmo mantendo os conceitos do Feng Shui, denotam um claro propósito de ordenação, com limites muito bem estabelecidos), os tais jardins privados são verdadeiros exercícios cognitivos, estruturados sobre 16 conceitos arquitetônicos / paisagísticos ancestrais, que se desenvolvem a partir de uma visão avançada do Yin e o Yang.

Sem dúvida, mesclar esses conceitos em camadas sobrepostas, que vão sendo desveladas aos olhos do apreciador cuidadoso (e deixam atônitos os supostos especialistas, como nós) foi algo que, particularmente, jamais esqueceremos. Além de um toque de mestre, existe um toque de algo "celestial" nesses locais...

Nenhum comentário: